domingo, 21 de abril de 2013

Aula 3 - Texto sobre amizade



Leia o texto abaixo e:
1. Destaque as palavras que não conhece.
2. Complete com os verbos correspondentes.
3. Faça sua interpretação sobre o texto.




Uma vez uma menininha de uns oito anos se aproximou de mim e disse: "eu queria pedir tua filha em amizade". Ela já andava rondando a casa, pois havia percebido a presença de uma criança da idade dela e ---------- (estar) louca para brincar, mas _______ (achar) muito engraçado  ela "pedir" para ser amiga da minha filha, como se pedia em namoro duzentos anos atrás.


Crianças têm esse hábito. ------------ (lembrar) que, no tempo do colégio, às vezes alguma menina se aproximava e pedia: posso ser tua amiga? Geralmente era alguém desenturmado, que não conhecia outra maneira de criar laços a não ser solicitando formalmente. Raramente --------- (dar)  certo, pois amizade é uma coisa que se constrói devagarinho, depois de muitas emoções vivenciadas em conjunto... 


Mas se fosse fácil, se bastasse pedir, eu saberia pra quem. Bateria no ombro do Guga e do Fernando Meligeni e com a cara-de-pau que Deus me deu, perguntaria: posso ser amiga de vocês? Aquele sorrisão que o Meligeni ______ (dar) ao terminar o último jogo da Copa Davis vale mais do que qualquer atestado de idoneidade. Esses meninos são muito gente boa. Eu não suporto videokê, mas com eles eu passaria horas cantando o repertório do Só Pra Contrariar e ________ (ir)  me divertir feito uma pagodeira nata.


Para a Marília Gabriela, eu pediria de joelhos: deixa, deixa eu ser sua amiga. A gente ________ (passar) tardes falando sobre tudo e sobre todos, seríamos duas entrevistadoras e duas entrevistadas, duas verborrágicas, duas mulheres tentando entender o mundo.


Para o Nelson Motta e a Constanza Pascolato, eu pediria com delicadeza: posso ser amiga da dupla? Tanto faz se no Rio ou em Nova York, se é para falar de música ou de moda, ouvir gospell ou jazz, tenho certeza que a elegância e o sorriso __________ (mandar) na conversa.


Eu _______ (gostar) de pessoas inteligentes que enxergam o mundo com humor. Não precisa ser famoso. Tem muitas pessoas em quem eu ______ (bater) o olho e _______ (pensar): deve ser legal ser amiga dele. É gente que não carrega o mundo nas costas, que fala olhando nos olhos, que não se leva tão a sério, que é franca na hora do sim e na hora do não. É difícil sacar as qualidades de uma pessoa sem antes conhecê-la, mas intuição existe pra isso. Tenho vários amigos que _________(enriquecer) minha vida e se encaixam no meu conceito de "pessoas especiais", mas meu coração é espaçoso e está em condições de receber novos inquilinos: Pedro Bial, se você quiser, ainda tem lugar.

(Texto de Marta Medeiros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário