segunda-feira, 3 de junho de 2013

Escrevendo email




Sua amiga Andrea, que estudou com você na faculdade, te mandou um email contando que está com vontade de morar no Brasil porque não consegue emprego por aqui. Como ela sabe que você trabalha em uma ONG e recebe muitas informações de outros países, gostaria de saber alguns detalhes sobre o Brasil. 

Responda ao email com algumas informações sobre a atual situação política e econômica do Brasil. Diga que você encontrou um artigo muito interessante e encaminhe em anexo. Fale também porque você achou o artigo interessante e como acha que isso vai ser útil. Utilize os verbos haver, ter, ser e estar. 

Um comentário:

  1. Oi Andrea,

    Como vai? É terrível que você não consiga emprego por aqui! A situação está muito difícil para todos. Como você sabe eu estou trabalhando numa ONG e recibo muitas informações de outros países. Eu posso disser para você que não só estamos mal aqui na Argentina.

    O que eu posso ver do Brasil é muito relativo. Por um lado, Brasil em América Latina é considerado uma potência regional por seu rápido crescimento nos últimos anos. Suas indústrias hão crescido muito não só em o interior do país assim também como no exterior. Porém, estudos mostram que as exportações e os projetos de negócios Brasil da América Latina nos ultimos anos estão enfraquecendo a força econômica do país.

    No entanto, eu acho que esse crescimento que houve e, que ainda tem, tem que estar refletido em sua população. Há muitos setores que têm algumas necessidades básicas insatisfeitas. Como você viu nos últimos dias houve muitas mobilizações. Uma forte rejeição ao aumento das tarifas é o problema subjacete. Eles dizem que estão cansados de ter uma alta carga de imposto e não receber o equivalente em os serviços básicos e públicos que o Estado oferece. O que é ainda pior é que há regiões que ainda têm a necessidade de melhores saneamentos e de uma boa educação.

    É muito interessante o que li num cartaz, eu acho que resume a situação do Brasil: “Desculpe o transtorno, nós estamos construindo um novo Brasil”.

    Eu procurei alguns artigos para que você veja a atual situação do Brasil. São muitos interessantes e vão ser útil para você. O que eu quero dizer é que a situação econômica e política no Brasil não são perfeita. Seja consciente que conseguir emprego lá pode não ser tão fácil. Eu encaminho os artigos embaixo.

    Espero que tinha sido útil. Gostaria de ouvir o que você decide e onde vai morar.

    Um grande abraço e beijos,

    Emi

    Artigos:
    http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/
    http://oglobo.globo.com/opiniao/irreprimivel-insatisfacao-8709820
    http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2013/05/130529_brasil_amlat_negocios_lp.shtml (em espanhol)

    ResponderExcluir