segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ser ou estar

Dúvidas quanto ao uso dos verbos SER e ESTAR

SER - horas, dia, data, nacionalidade, profissão, características, posse, estado civil
ESTAR - localização, sentimento, sensação, condição, temperatura

1. Que horas _______?
2. Você pode me dizer que dia ______hoje?
3. E o dia do mês, você sabe? Sei sim, hoje ____ dia 30 de maio.
4. Eu _______brasileira mas agora ________morando na Argentina.
5. Você sabe a profissão dele? Sei sim, ele _________arquiteto.
6. Tem certeza? Várias vezes passei por uma loja e ele trabalhava lá. Acho que você está errada, ele ____ balconista. Não, ele ______trabalhando como balconista porque ________desempregado. Ele _____ arquiteto de verdade.
7. Eu acho que essas crianças ______ muito educadas.
8. Eu acho que essas crianças não ________muito educadas hoje.
9. De quem é esse jornal que eu _______ lendo? _____ meu.
10. Você é casada ou solteira? Eu _______ casada.
11. Você é casada ou solteira? Eu ______ casada mas agora _________ solteira.
12. você _______ muito inteligente.
13. Eu penso que você _______ cada dia mais inteligente.
14. Você ______ com dor de barriga?
15. (ao telefone) Me espere.... eu ainda ______ no restaurante.
16. Acho que você _______ muito tagarela.
17. Tenho a sensação que a cada dia você ________ mais tagarela.
18. O tempo em Santa Catarina ____ frio.
19. Eu ______ gripada.
20. O aluno que você procura ______ ausente hoje.
21. Eu ______aqui.
21. Eu ______ daqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário